terça-feira, 24 de junho de 2014

Aumento na tarifa é ilegal, abusivo e imoral

Amanhã, 25 de junho, será votado o aumento de passagem do transporte coletivo em Caruaru, PE, o valor vai passar dos R$ 1.80 atual, para R$ 2.20, que da uma margem de 22,22%. Mais uma vez, de forma arbitraria, esse aumento vai ser imposto a todo custo, entidades ainda não entregaram toda a documentação necessária, sendo assim todas a reuniões até agora teria a sua nulidade, essas irregularidades e a falta de comprometimento de vários integrantes tem sido denunciado pelo Sindicato dos Comerciários de Caruaru - SINDECC, que vem tendo um importante papel no que se diz respeito ao congelamento da tarifa e também pela Associação dos Moradores das Rendeiras, eles vem apontando desde o início do Conselho,  ano 1995, uma gama de provas contendo irregularidades dentro do Conselho Municipal de Transportes - COMUT. 

Em setembro de 2013 acontecia a Conferência de Trânsito e Transporte, a ideia de renovar o COMUT e eleger seus novos membros não passou de mais uma manobra do Governo, conspirações foram feitas nos porões da FAFICA, local onde ocorreu o evento, grupos da sociedade civil se formavam com o intuito de ter a visibilidade que tanto essa politicagem lhes oferece. Visivelmente, são esses mesmos grupos, que hoje votam a favor do aumento da tarifa, são eles: O SindTaxi, representado por Moreira hoje vice presidente do COMUT, o Sindicato dos Trabalhadores de Empresa de Ônibus, representado por Elizabete Costa, e sabido o comprometimento que esta entidade tem com o empresarial, a Associação dos Idosos, representada por Dona Eunice, outrora uma févera crítica ao sistema de transporte na cidade, mais na mesa de negociação votou com força a favor do aumento da passagem, Associação do Transporte Alternativo representado por Hendrickson Santos.

O COMUT teve nesse processo recente, uma marionete dos empresários, o até então presidente Sirone Rodrigues. Despreparado, Sirone aceitou todas a imposições feitas pelo empresariado em uma clara demonstração de parceria. A Câmara de Vereadores de Caruaru também teve o seu papel nesse processo de descaso com a população que usa o transporte coletivo, os vereadores que por lá passaram, Zé Ailton (PDT) , Ricardo Liberato (PSC) e Rosael do Divinópolis (PROS) deram também o apoio incondicional aos empresários, o último, em uma das reuniões que foi votado o aumento (aumento este que o prefeito não sancionou), o vereador Rosael do Divinópolis, além de ter votado a favor do aumento, diz textualmente que está ali para ajudar os empresários, e que esses, estão sofrendo com o não aumento de passagens. 

Esse aumento vai ser votado em período estratégico, o povo entretido com o circo (São João de Caruaru e Copa da FIFA) não se posiciona diante dos fatos, prefere a omissão à lutar pelo não aumento da tarifa, um prato cheio para o capital explorador. Amanhã a reunião acontecerá na sede da DESTRA - Defesa Social, Trânsito e Transportes de Caruaru, às 15h, na rua José Mariano de Lima, Nº 69, Bairro Universitário, Caruaru - PE. Uma intervenção popular se faz necessária.

ATONA mídia


Nenhum comentário:

Postar um comentário