quarta-feira, 16 de julho de 2014

Exposição fotográfica “Discípulos de Vitalino”

Acontecerá no Alto do Moura em Caruaru, próximo domingo, 20 de julho, a partir das 15h30,  a exposição fotográfica do artista caruaruense Antonio Preggo, onde estará homenageando os artistas e artesãos do Alto do Moura que foram discípulos do Mestre Vitalino.

“Homenagear um artista não é apenas mostrar sua arte, vai mais além, é vinculá-lo a sua rotina e suas vivências, ou seja, é registrar esse artista de forma mais ampla e subjetiva. Essa foi a proposta da exposição fotográfica Discípulos de Vitalino, do fotógrafo caruaruense Antonio Preggo, que iniciou em 2011, durante a Semana Santa em Caruaru.

Na visão do fotógrafo se não fosse pelo trabalho dos seus discípulos o nome de Vitalino teria se perdido no tempo. São nove os artesãos homenageados pela exposição Discípulos de Vitalino, são eles: Joel Galdino (filho do Mestre Galdino); Luiz Antônio; Manoel Eudócio; Marliete Rodrigues; Severino e Amaro Vitalino; Mestre Elias (falecido recentemente); Terezinha e Filhos; Zé Galego e Zezinho Muriçoca.

No mesmo ano, durante os festejos juninos, a exposição ocorreu na cidade cenográfica da Estação Ferroviária. A repercussão dessa exposição foi tão ampla que recebeu o convite pessoal do presidente Paulo Henrique Novaes da Associação Sul Americana de Sociologia, para participar como representante de Pernambuco no Congresso Latino Americano de Sociologia. A exposição foi recebida na Galeria Capibaribe, no Centro de Artes e Comunicação, na UFPE. Dando prosseguimento ao ciclo de exposições itinerantes, diversas escolas e faculdades de Caruaru receberam Discípulos de Vitalino, servindo como fonte de pesquisas e divulgando assim o maior centro de artes figurativas das Américas.

Agora, os moradores do Alto do Moura serão os anfitriões dos Discípulos de Vitalino, juntamente com a Associação dos Ceramistas do Alto do Moura-ABMAM e a Paroquia do Alto do Moura. A exposição será o barro das festividades dos 105 anos do nascimento do Mestre Vitalino (10/07/2014), que será comemorado no dia 20 de julho de 2014, pois os ceramistas da cidade de Caruaru estarão representando a arte figurativa na importante feira FENEART, que ocorre todos os anos em Recife.
           

Programação:

- As fotos ficarão em exposição na frente das casas dos ceramistas acima citados no domingo 20/07/2014 durante todo o dia até às 21h. Depois ficarão na Associação dos Ceramistas do Alto do Moura até o dia 03 de agosto de 2014.

- Dia 20/07 às 15:30h haverá a apresentação do filme "A peleja do Bumba-Meu-Boi contra o Vampiro do Meio Dia", na sede da ABMAM.

- Às 16:10h o "Bumba-Meu-Boi Tira Teima", a "Mazurca", o "Reisado do Alto do Moura" e a comunidade sairão em cortejo pelas casas dos ceramistas homenageados pela exposição. O evento finalizará na igreja São Sebastião, onde acontecerá uma celebração campal feita pelo Padre Everaldo acompanhado dos artistas Carlos Alves e Jadilson Lourenço que cantaram músicas da peça teatral "Alto das 7 Luas de Barro".

Paralelo aos eventos acontecerá uma quermesse e após a celebração, apresentações artísticas e leilão de peças de barro.

Todo o acontecimento será fotografado e filmado pela Feira Fotoclube de Caruaru com o objetivo de realizar um Documentário sobre a festividade que será editado pela ATONA Mídia e divulgado pela TV Universitária de Pernambuco.

O evento é uma realização da Associação dos Artesãos e Moradores do Alto do Moura e do fotógrafo Antonio Preggo, em parceria com a Paroquia do Alto do Moura, A Feira Fotoclube Caruaru, TV Universitária, ATONA mídia, Fundação de Cultura, ART’Color, Apodec e Imprensa de Caruaru."


Via: Antonio Preggo e Yara Manolaque



Nenhum comentário:

Postar um comentário