quinta-feira, 10 de julho de 2014

7º Encontro "A Copa não me Ocupa"

O sétimo encontro do evento "A Copa não me Ocupa" aconteceu nesta terça, 8 de julho, com a participação do ecologista e biólogo Lula do Mel, com mais de 35 anos de militância em prol do meio ambiente, fez parte do "Natureza Viva", um grupo de ecologistas que existiu em Caruaru na década de 70. Lula colocou em pauta o "Sentimento Coletivo e Sustentabilidade" e nos apresentou dois vídeos, a animação "O Homem que plantava árvores", vencedor de vários prêmios, dirigido por Fréderic Back, baseado em uma história verídica, mostrando o poder que o ser humano tem de influenciar o mundo à sua volta, e o outro vídeo, o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica em seu discurso na Rio +20 em 2012, onde ele aponta o real problema das questões ambientais, como sendo um problema estreitamente político. 


Discutimos sobre as questões ambientais, que sofrem diretamente por conta de questões econômicas,  segundo Lula, essa problemática só será resolvida quando existir um sentimento de coletivo nas pessoas, em relação a políticas públicas e ambientais, mostrando também que já existem várias Leis, mas que não são praticadas, e também a ausência na prática de cidadania nas pessoas. Abordamos também o aspecto local, as questões ambientais em Caruaru, esquecida pela sociedade civil, que deveriam participar das ações e reuniões do CONDEMA (Conselho de Defesa do Meio Ambiente), questionando e fiscalizando. Foi posto em cheque outro fato relevante e grande símbolo do descaso ambiental em Caruaru, a Fábrica da Moda, um "shopping" localizado no entorno da Feira de Caruaru, construído na mata ciliar, às margens do Rio Ipojuca. 


Vemos que Caruaru cresce desordenadamente, sem um plano diretor, problema esse que passou por todas as gestões e até hoje nenhuma resolveu, falou-se também da importância da solidariedade, sentimento comunitário, coletividade, a exemplo disso foi citado as comunidades auto sustentáveis espalhadas mundo a fora,  oferecendo uma ótima  qualidade de vida. A importância do catador de materiais recicláveis também não ficou de fora do assunto, nem a educação, que inserido nesse sistema capitalista, necessita de uma reinvenção, um novo modelo de educação, adaptada a essa nova geração que já nasce com acesso à tecnologia e velocidade da informação. Para finalizar, Lula nos apresentou o programa Cidades Sustentáveis, um projeto da Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do Instituto Ethos, onde oferece uma agenda de sustentabilidade urbana, saiba mais sobre o projeto acessando: www.cidadessustentaveis.org.br .


Agradecemos a todos os amigos que compareceram, ao ecologista Lula do Mel e aos Diretores do SINDECC, Milton Manoel e Erivaldo Francisco. Nosso próximo encontro acontece domingo, 13 de julho, às 16h (hora do jogo da final da Copa), no SINDECC (Sindicato dos Empregados no Comércio de Caruaru), localizado na Rua do Norte, 38, centro de Caruaru (por trás do Hotel Central, próximo ao banco Itaú). A entrada é franca.

 

ATONA mídia




Nenhum comentário:

Postar um comentário