sábado, 5 de julho de 2014

6º Encontro "A Copa não me Ocupa"

Nesta sexta, 4 de julho, aconteceu o sexto encontro do evento "A Copa não me Ocupa", onde tivemos a participação do professor Gustavo Silva, que colocou em pauta “A cidade enquanto terreno hostil - Marginalização, exclusão social e outras interdições nas cidades modernas”. O professor Gustavo, que também é historiador, nos apresentou um contexto social histórico pouco conhecido sobre Caruaru, época em que o bairro Centenário se chamava "Rua do Lixo", nos revelando um passado sombrio e não muito diferente dos dias atuais. Discutimos também sobre a importância de ocupar os espaços públicos, planejamento urbano, prioridades das obras públicas, onde vemos obras milionárias sendo feitas no centro da cidade e em áreas nobres, enquanto a periferia e zona rural continuam esquecidas e exclusas. A pauta foi extensa, assuntos como mobilidade urbana, preconceitos por diferenças culturais e geográficas, ausência da sociedade civil na participação política na nossa cidade também foram colocados em discussão.

Além do debate assistimos o filme "O homem que virou suco", de João Batista de Andrade, uma obra prima do cinema nacional, onde aborda a resistência do poeta diante de uma sociedade opressora, esmagando o homem dia-a-dia, eliminando suas raízes.

O evento "A Copa não me Ocupa" é um projeto sem fins lucrativos ou partidário. Agradecemos a todos os amigos que compareceram, ao professor Gustavo Silva e aos Diretores do SINDEC, Milton Manoel e Erivaldo Francisco.

Nosso próximo encontro acontece terça, 8 de julho, às 17h (hora do jogo do Brasil), no SINDECC (Sindicato dos Empregados no Comércio de Caruaru), localizado na Rua do Norte, 38, centro de Caruaru (por trás do Hotel Central, próximo ao banco Itaú). A entrada é franca.

ATONA mídia


https://www.oximity.com/article/6%C2%BA-Encontro-A-Copa-n%C3%A3o-me-Oc-1




Nenhum comentário:

Postar um comentário